quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Precisando de um apoio? Usa o bebê canguru!

Minha filha hoje já tem 1 mês e 4 dias de nascida e eu decidi presentea-la com um bebê canguru. Fiz algumas pesquisas e adquiri na loja Jurandir Pires (a que nunca me deu desconto, hehe), cheguei em casa e coloquei minha filha dentro e para minha surpresa ela adorou, ficava olhando tudo e quando eu coloquei a chupeta na boca dela, em poucos segundos caiu no sono.

Antes de fazer esta postagem pesquisei na internet sobre o Canguru x Sling e percebi que o canguru é inadequado quando o assunto é ergonomia e o Sling sai ganhando já que a criança fica numa posição bem mais confortável.

Uma demonstração que achei bastante interessante foi no site KikadePano (http://kikadepano.com/comparacao-entre-cangurus-convencionais-e-carregadores-de-bebe-ergonomicos/), vou postar as fotos que ilustram bem junto com um resumo do texto:

A primeira imagem mostra a falha com relação ao Canguru. Segundo os especialistas, desta forma com as pernas soltas, todo o peso do corpo está concentrado na genital, podendo ocasionar problemas futuros.

A segunda imagem nos mostra a forma correta onde a curva da coluna está em "C", as pernas em "M" e os joelhos mais altos que o quadril.

A última imagem dispensa apresentações, mas se alguém na face da terra ainda não conhece, esta é Claudia Leitte (cantora e mãe). Bom, esta foto tem aparecido em muitos sites onde o assunto é Canguru e Sling, pois este acessório não está se enquandrando como Sling, onde dizem:

Bem, o sling da Cláudia Leitte, embora seja um carregador de tecido é estruturado, ele tem uma base no fundo e isto faz com que ele não seja ergonômico para o bebê. Sua “base” impede que o tecido se molde à coluna do bebê e ocasiona num mal posicionamento da cabeça com relação ao pescoço.. isso prejudica a respiração. Além disso geralmente não permite um ajuste de altura bom, costuma ficar muito baixo forçando a coluna de quem o carrega.

Bom, para finalizar vai aqui a minha opinião que é pessoal - Eu acho que independente de qual método, se for utilizado durante um tempo muito longo com certeza terá uma consequência para a criança. Faça a pergunta para você mesmo(a): Se eu achar uma cadeira, sofá ou até uma cama confortável, significa que eu poderia ficar nela por um longo tempo sem me sentir desconfortável?

Quanto ao peso da criança no canguru, pode acontecer se não houver um ajuste correto do equipamento para se acomodar na criança e aproximar do corpo de quem o transporta, causando um atrito que distribui o peso da criança no seu corpo. Portanto só uso o canguru se ela está muito nervosa ou para dar uma volta na calçadinha da praia com ela, minha esposa, e minha cachorrinha, sem exageros!

Obs.: Nunca experimentei o Sling portanto não posso criticar nem elogiar, mas pelas informações que encontrei com certeza é o mais adequado, vale salientar.

Até o próximo post.

2 comentários:

  1. oieee... adorei seu post.

    E com certeza tudo oque é em exagero faz mal e causa desconforto ao bebe, tanto o sling quanto o canguru....

    Eu optei pelo canguru, pois achei que o bb se sentitia mais protegido ali dentro, já o sling fiquei com medo de comprar, pois parece um pano tão solto, sei lá, rs.

    Mas toda sua busca na net valeu a pena viu! é sempre bom sabermos mais!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do sling, mas só com o de argolas senti segurança.
    Recomendo a todas mães e pais usarem...vale a pena...e o bebe fica com mais proximo dos pais de maneira mais comoda e intimista....enfim....é muito bom!!!
    Mas antes de comprar é bom pesquisar as posições correta de usar e a capacidade de peso do sling que se é pretendido comprar!!!

    ResponderExcluir