sábado, 25 de dezembro de 2010

Cortando as unhas



Um dos momentos mais agoniantes dessa fase é na hora de cortar as unhas. Para nós adultos é uma coisa tão simples (as vezes até usamos os dentes), mas para um bebê é uma tarefa muito delicada.

Em primeiro lugar a grande dificuldade é o perigo de, junto com a unha, aparecer um pedaço do dedo na tesoura. Depois vem o fato de que o bebê não está entendendo o que está acontecendo e começa a se debater. Em terceiro lugar vem o choro que atrapalha ainda mais a concentração.

Um certo dia minha esposa estava na calçada quando uma amiga dela passou e disse: mulher, a unha do bebê é tão fininha que cai até soprando...coitada, passou bem uma hora soprando o dedo e nada de cair a unha, e minha filha olhando para ela com cara de "isso não vai dar certo!".




Andei pesquisando na net e encontrei algumas informações sobre o assunto. Na maioria dos sites a informação é de que você pode arrancar a unha com sua própria unha, já que a do bebê é bem fininha (mas no sopro nem pensar!). A maioria também aconselha a usar a tesoura sem pontas, puxando o dedo para baixo e cortando com muito cuidado, e também aconselham a cortar as unhas na hora da mamada ou quando estiver dormindo.

Bom, eu prefiro cortar as unhas dela antes da mamada ou antes do banho, porque ai ela vai ficar agoniada e fica mais fácil de acalmar. Se eu for cortar a unha com ela dormindo tenho certeza que ela vai acordar, e mamando também ela vai parar de mamar. Então tai a minha dica!

Pesquisando também achei uma informação meio "canibal" que fala sobre o corte com tesoura, onde está escrito que pelo fato do corte ser reto, as laterais da unha ficam pontudas, podendo machucar o bebê. Nesse caso a dica deles é de "roer a unha do bebê com a sua própria boca"...? Eu não, prefiro tentar lixar ou algo parecido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário