sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

E a primeira palavra foi...Angu????



Desde antes de nossa filha nascer, uma das coisas que a gente sempre comentava era, o que será que ela vai falar primeiro? Eu dizia: é claro que vai falar papai; e minha esposa: não, vai falar MAMÃE!

Sempre que eu a pegava nos braços costumava soprar no ouvido dela - Papai, paaaapai, paaaai, pai, de várias formas para que ela "captasse a mensagem", até que ela ficava me olhando como se quisesse dizer: saquei pai, deixa comigo que eu falo.

E assim eu fui acreditando, até que quando de um momento súbito eu percebi que ela ia falar, e para minha surpresa a primeira palavra que ela falou foi: Angú.

Onde danado essa menina arrumou essa palavra, e o que ela quer dizer com isso? Já tentei traduzir acompanhando as diversas situações dela (fome, sono, cólica...) para tentar associar a palavra a suas atitudes, mas não encontrei!

As vezes até tem variações da mesma palavra do tipo.
  • Angú (tradicional)
  • Ancu
  • Agú
  • Acu

O engraçado é que eu já to na onda dela, e quando eu falo Angú, as vezes até ela arregala os olhos e me responde com um alegre "Angú".

Não sei o que é, mas acho que ela sabe.
Pena que depois que cresce nem se lembra o que dizia, porque ai pelo menos eu saberia.

Enquanto isso fico trocando Angús com ela...E é por essas e outras que Ser Pai é Bom!

Um comentário:

  1. Oi! Minha primeira palavra, de acordo com minha mãe, também foi angú. Até fazia sentido porque angú sempre foi, de fato, um prato bastante comum nos almoços da minha casa já que minha mãe é mineira. Mas, recentemente, li no livro A Vida do Bebê que é bastante comum que angú seja a primeira palavra de bebês que nem nunca viram angú na vida. =)

    ResponderExcluir