quinta-feira, 28 de março de 2013

Palmada funciona?

Será que realmente a palmada é algo que funciona na educação dos filhos?

No papel de filho fui repreendido por muitas vezes pela minha mãe, com palmadas até o "popô" ficar vermelho. Tive sequelas? Não. Meu pai passava muito tempo trabalhando longe de nós e minha mãe que educou 4 filhos (homens) sozinha, talvez por isso fosse necessário agir com mais "dureza".

No papel de pai decidi repreender minhas filhas de outra forma. Veja uma situação real:
  • Uma vez Sarah estava brincando com a maquiagem ao meu lado, quando me pediu algo (que não me lembro) e eu disse que não, ai ela simplesmente bateu no meu rosto. Disse a ela: Filha isso não se faz, você deve respeitar pai e mãe, não vou admitir se me bater novamente. Para minha supresa ela me bateu no rosto novamente. Qual foi a minha atitude? Tomei a maquiagem, peguei um banquinho e sentei ela de frente para a parede e disse: Você vai ficar ai até que eu mande sair, para aprender a me respeitar, e só vai brincar com a maquiagem amanhã (a maquiagem é de brinquedo). Ela caiu no choro, e enquanto ela chorava eu falava o que ela tinha feito de errado, até ela parar de chorar e eu tirar ela do castigo.
As crianças devem aprender desde bebê a respeitar os pais. As reações de gritar com os pais, bater ou espernear são comuns e fazem parte do desenvolvimento da criança. Reprimir, educar e orientar é uma missão dos pais. Educar envolve uma série de repetições de ensinamentos e também faz parte de uma adequação com o próprio ambiente. Crianças que vêem os pais brigando ou assistem cenas de violência na TV estão sujeitas a repetir o ato por não ter o entendimento do que é certo ou errado.

Hoje Sarah me respeita muito, sabe quais são os limites e basta eu "engrossar a voz" que ela já entende que está fazendo algo errado.

Não critico a educação que minha mãe me deu, mas naquela época eram outros tempos. Hoje o diálogo resolve!

Obs.: No outro dia, conforme prometido, devolvi a maquiagem para ela brincar. Ela disse: Obrigado papai!




Nenhum comentário:

Postar um comentário