quinta-feira, 21 de julho de 2016

Chupeta ou dedo?


Uma das fases que os pais de primeira viagem mais devem sofrer é com a bendita chupeta.
Minhas duas filhas deixaram a chupeta com 4 anos. Pela literatura foi muito tarde, para mim acho que foi no tempo delas.
E quando a criança ao invés de chupar chupeta, chupa dedo? Ai é mais complicado, porque a chupeta a gente pode ir escondendo e depois de um tempo a criança esquece, pode inventar a festa de despedida da chupeta, tem várias maneiras. Já o dedo é complicado, não tem como "esconder" o dedo. A chupeta deforma o dente e o dedo deforma a dentição e o "dedo".

No meu caso, nenhuma das minhas filhas chuparam dedo, portanto minha técnica para elas irem deixando a chupeta foi assim: todas as vezes que elas queriam conversar comigo, eu dizia que não estava entendendo e que ela tinha que tirar a chupeta, dessa forma cada vez que elas falavam tinham que tirar a chupeta, até o ponto que eu não pedia mais, elas antes de falar já tiravam a chupeta. 

Com essa técnica diminui bastante o uso da chupeta, mas em algumas ocasiões, não tinha acordo, como quando chorava ou queria dormir. Por várias vezes tive que sair de casa para comprar uma chupeta porque não achava. E quando achava a chupeta perdida eu lavava, esterilizava e deixava no carro, na casa de meus pais, guardado em casa mesmo. 



Outra coisa para fazer a criança deixar de usar a chupeta é elogiar sempre que ela não estiver com a chupeta, falar que ela está linda sempre que estiver sem a chupeta, apontar crianças na rua com a mesma idade que não estão usando chupeta.
E assim hoje minhas duas filhas deixaram a chupeta, e eu joguei todas as chupetas fora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário