terça-feira, 16 de novembro de 2010

É manha



Se você ainda não é pai (ou mãe), espere para ouvir, entre outras tantas palavras, esta ai do título. Mas será que é manha mesmo?


Se o bebê tá chorando no berço...é manha
Pegou o bebê no braço...é manha
Não quer dormir...é maaaaanha
Não quer pegar chupeta...é manha!

Mas o que realmente é manha? Quase pirei com isso, afinal qual é o pai (ou mãe) que vai querer deixar a criança chorando no berço, gritando? a gente quer o melhor pros nossos filhos. No meu caso o problema não era manha, mas faltou entender o dialeto da minha filha.

Você sabia que existem diversos tipos de choro? choro de fome, choro de dor, choro de cólica, choro de desconforto, choro de frio e até choro de sono.

Hoje minha filha já tem 1 mês e 25 dias e posso dizer que já aprendi 50% do dialeto dela. É preciso muita paciência e atenção, parece cansativo mas depois de um tempo aprendemos e tudo fica mais fácil. Ela agora chora pouco porque sabemos toda a rotina, quando quer dormir, quando está com fome, quando está com cólica, quando quer fazer cocô (essa ai merece um post só sobre fazer cocô, é hilário!).

Fiz algumas pesquisas na internet e encontrei algumas informações que decidi compartilhar:
  1. Todos os bebês pequenos choram bastante durante o dia e a noite. Se o bebê chorar excessivamente, a causa provavelmente é cólica. Sempre atenda um bebê chorando. Suaves movimentos e carícias parecem ajudar. Bebês não devem ser mimados durante os primeiros 3 ou 4 meses de vida. Porém, bebês com cólicas precisam ser acariciados uns poucos momentos de cada dia enquanto estão sonolentos e não chorando. Nestas ocasiões, coloque a criança no berço e deixe-a aprender a adaptar-se e dormir sozinha.
  2. Na verdade as pesquisas sobre as primeiras experiências da infância mostram que as crianças que receberam cuidados mais amorosos nos primeiros anos de vida tornam-se adultos mais amorosos e confiantes. Os bebês obrigados a ser submissos desenvolvem ressentimentos e raiva que podem ser manifestados de forma nociva mais tarde.
  3. Chorar é a única forma de comunicação que os recém nascidos têm. Chorar não significa sempre que seu bebê está faminto. Ele pode estar cansado, entediado, sozinho ou com muito calor ou frio. Segure o bebê nestes momentos ou ponha-o na cama. Não deixe a amamentação tornar-se uma chupeta para o bebê. Para cada vez que você amamenta seu bebê, aconchegue-o 4 ou 5 vezes sem amamentá-lo. Não deixe estabelecer o mau hábito de alimentar toda vez que o segura.

Bom, eu já me convenci que não deixei minha filha com manha (até agora, hehehe), na realidade estou entendendo melhor o que ela tem a dizer. Espero que você também consiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário