domingo, 14 de novembro de 2010

Vida de pai é levar susto



Como todo pai zeloso, costumo seguir todas as informações à risca, e recentemente a televisão exibia uma série de comerciais continuamente falando sobre a importância de amamentar, que a mãe deve oferecer apenas o leite materno durante os seis primeiros meses, e só depois deve introduzir outros alimentos, mas continuar oferecento o leite materno até os dois anos de idade da criança.
Bom, a regra é interessante e concordo plenamente, só que faltou aquele "asterísco" que sempre vemos em propaganda de promoção com a seguinte informação:
* Válido somente para as mães que tenham bastante leite para dar!

Infelizmente minha esposa não tinha esse "asterisco", e o nosso início de vida com pequena foi uma verdadeira luta, durante 1 mês e 23 dias, vou resumir:

  • Na primeira visita a pediatra, foi observado que minha esposa estava produzindo pouco leite, e a criança passava a noite quase toda chorando, e então a pediatra receitou para minha esposa; tintura de algodoeiro e plasil, e para complementar o leite do peito, nos momentos que não for suficiente, introduzir o Nam Pro 1.






  • De início foi uma maravilha, deu para descansar minha esposa que já estava com o bico dos peitos hiper assados (mas para esse problema havia outra solução que em breve linkarei o post só sobre isso aqui).
  • Passado algumas semanas tudo parecia ter voltado ao que era antes. Uma amiga minha deu a dica do Caldo de Cana (Gente funciona, sério mesmo, o leite fica jorrando do peito!), mas também não dava para sair atrás de caldo de cana toda hora, a menina tava aumentando a fome, meu Deus! Fomos a pediatra novamente.
  • Realmente, minha filha em 1 mês e poucos dias já tinha aumentado seu peso de inicias 2,505 Kg para 3,750kg...UAU! haja fome.
  • A pediatra foi taxativa e disse para manter o peito, e dar o Nam 1 Pro em caso de necessidade. Acontece que nessa semana de 8 a 12 de novembro, a nossa digníssima empregada foi acometida de uma Virose e demos a licença de 5 dias (melhor para todos). Durante esse semana então, minha esposa fez um curso intensivo de como cuidar de bebê, ministrado pela minha mãe, apenas 1 vaga disponível que era para minha esposa (hehe). E a semana correu bem que foi uma maravilha, pude trabalhar mais tranquilo pois sabia que as duas estavam em boas mãos. No Sábado fiquei em casa com minha filha, e como a casa estava uma bagunça pela ausência da empregada, minha esposa resolveu dar uma de EIRA (faxinEIRA, lavadEIRA e arrumadEIRA), enquanto eu ficava olhando Sarah, e dava o Nam Pro 1, já que minha esposa não podia.
  • Foi ai que tudo piorou, pois notei que durante todo o dia minha filha não havia evacuado, o que não era normal já que ela fazia várias vezes no dia, e a barriguinha dela estava muito dura, até alertei minha esposa. A noite, como de costume, fomos jantar na casa de minha mãe e percebemos que ela estava muito agoniada, sem conseguir dormir, gritava muito principalmente quando tocava na barriguinha dela. Comprei chá de erva doce, preparamos um pouquinho e demos para ela. A madrugada foi tranquila, ela dormiu bem até 5 horas da manhã, mas após o banho matinal ela voltou a sentir fortes dores e gritava direto. Ligamos para a pediatra e informamos o ocorrido, e imediatamente ela suspendeu o Nam Pro 1 e mandou introduzir o Nam 1 Comfort, autorizou o chá de Erva Doce, e disse para acrescentar 80ml de água por dia, de preferência antes de oferecer o Nam 1 Comfort.

  • Comprei o Nam Comfort e demos a água antes, e minha esposa deu um pouco do peito e fomos para a casa de meus pais, ficamos apreensivos pois já faziam mais de 24 horas que Sarah não evacuava, até que aconteceu...Nunca fiquei tão feliz em ver tanto pum e tanto cocô junto de uma vez só...ela fazia careta e vinha aquele tiro! Pa, Pummmm, todo mundo na casa comemorou, ehhhhhh! Agora ela tá bem.
  • E ficou bem mesmo, após essa orquestrada de pum e cocô, Sarah abriu o sorriso e melhorou muito, muito mesmo. Começamos com o Nam 1 Comfort hoje, já são 22h25 no meu relógio e desde as 18h30 que ela dorme tranquilissima.
Portanto vai a dica: se for necessário introduzir o Nam para complementar a alimentação do seu filho, peça para a médica encarecidamente que inclua o Nam 1 Comfort. E lembre-se de dar a água, e caso sinta que o seu bebê está desconfortável, dê 40ml de chá de erva doce, bem morninho, ele(a) vai dormir muito bem!

Um comentário:

  1. Poxa, li aqui praticamente tudo que está acontecendo comigo nestes últimos dias.
    Mas, em vez de Nan Comfort, meu filho está tomando Similac. Fiquei preocupada com a questão da água. Até dou chazinhos (de erva doce, camomila e funchicórea), mas nunca dei água pura para meu bebê. Vou tentar dar um pouquinho antes da próxima mamada. Tadinho, todo dia é um sofrimento pra sair o cocozinho (cocozinho é eufemismo, claro) e, quando sai, é a mesma festa aqui em casa =)

    ResponderExcluir