segunda-feira, 7 de março de 2011

Um gesto vale mais que mil palavras

Olá seguidores, passei um bom tempo sem postar...culpa de Sarah, heheeheh.


Bom, ela já está com 5 meses e já aprendemos muita coisa com ela. Uma das principais é aprender a observar os gestos dela, que tem muito a dizer.

As vezes você olha para um bebê e diz: ele não fala, portanto não entende! Pois lhe digo que muito pelo contrário...O seu filho já começa a entender o mundo desde a barriga. Um exemplo claro disso é que quando ela ainda estava na barriga, eu brincava muito com a lanterna do celular, encostando na barriga da minha esposa, e eu percebia que Sarah seguia a luz.

Agora que ela nasceu, as vezes quando eu vou filmá-la, ligo a luz da câmera e ai ela fica paralisada, seguindo a luz com o olhar, é incrível!

Mas além disso eu tenho a dizer que mesmo sem minha filha falar ainda, ela consegue nos dizer o que sente com seus gestos, por exemplo:
  • Quando ela está com fome - eu coloco a chupeta e ela suga e solta (como se estivesse sugando a mamadeira, mas como não sai leite ela fica com raiva e larga a chupeta), outra coisa que faço é mostrar a mamadeira, nessa hora ela arregala os olhos, estica os braços como se quisesse pegar a mamadeira e fala "Ruuu"
  • Quando ela está nervosa - os pés ficam suados
  • Quando ela está satisfeita - sorri
  • Quando ela está com dor na gengiva - ai é preciso prestar bastante atenção pois se ela largar a chupeta e eu der a mamadeira e mesmo assim ela não quiser a mamadeira, eu encosto o bico da mamadeira levemente na gengiva dela, se houver um reflexo da parte dela, é sinal de que a gengiva está doendo (geralmente a gengiva dela dói quando ela fica mordendo o móbile, ou o lado duro da chupeta
  • Quando ela está com sono - ela fica coçando o olho e baixa a cabeça
  • Quando está com cólica - ai todo mundo sabe, basta bater levemente na barriga com ela deitada, se tiver um som oco, é sinal de gases/desconforto/cólica. Mas atenção: nunca faça esse teste se ela estiver chorando, pois nesse momento o seu filho estará com a barriga bastante distendida, confundindo o diagnóstico. Tente acalmar mostrando os brinquedos e ai sim, faça o teste.
  • Quando está com vontade de fazer o número 2 - ela fica se contorcendo e gemendo. Nessa hora eu coloco ela no meu colo de costas para mim e seguro as pernas dela cruzadas. Não sei se é certo, mas para ela ajuda bastante na evacuação.
Portanto, vocês pais de primeira segunda ou demais viagens, observe sempre os gestos de seus filhos pois ajuda bastante e melhora bastante o entendimento. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário